segunda-feira, 9 de julho de 2007

"Todo animal que fica isolado, fica extinto"

Uma frase usada com frequência pela minha irmã, depois que ensinei pra ela, e se tornou bastante reflexiva, quando se trata , se fala do animal racional.
Os animasi na selva, na mata, geralmente caminham em bando, típico do próprio instinto de cuidado, proteção, defesa, alimentação, e caso resolvam se isolar, que talvez em algumas espécies isso aconteça quando chegam perto da morte, se extingue, 'entendem' que precisam do bando.
E assim é o ser humano, dotado de total racionalidade e emoção, e com total necessidade de se relacionar, quando não adepto à relações, fica a margem, ou seja, não se socializa, não participa, não faz parte. Todos nós precisamos do outro, para nosso desenvolvimento psíquico, para desenvolver a arte de fazer relações.
Muitos psicopatas não desenvolveram a arte de pensar e querer estabelecer relações; preferiram se isolar,concentraram suas idéias e não potencializaram seus valores e outros aprendizados, criando uma solidão numa característica doentia, devido o fato de não tê-la superado.
Vários meios estão colaborando para o distanciamento, restringindo cada vez mais as relações, fazendo com que as pessoas esqueçam cada vez mais seus afetos, substituindo o cruzamento de mundos numa conversa...Para estar junto não é preciso estar perto, mas do lado de dentro...

(Escrevi este texto errôneamente, sem prestar muita atenção...)

Um comentário:

Zeliangela disse...

Nem me fale mais de psicopatas...rs...tenho medooooo
Seguindo essa frase aí, o que será da humanidade daqui uns belos anos?? já que cada vez mais a tendência está sendo o isolamento, seja ele físico ou emocional...é, muito complexo...em meio a tanta tecnologia, parece ser algo irreversível. Mas a esperança é a última que morre....ai ñ kero falar de mortes...rs
é isso.
By Zezinha